O curso de Controle Interno Municipal da EGP/FAMUP foi desenvolvido para capacitar gestores e servidores públicos a implementarem mecanismos de fiscalização que garantam a utilização eficiente, econômica e regular dos recursos públicos. Alinhado com os princípios estabelecidos no Artigo 70 e Artigo 74 da Constituição Federal, o curso ensina a importância do controle interno para a execução dos programas de governo e a boa gestão do orçamento.
Ao longo da formação, os participantes aprenderão a:
Integrar e otimizar o controle interno dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assegurando a aplicação correta das verbas e o acompanhamento dos programas governamentais.
Implementar um sistema preventivo, corretivo e instrutivo, que oriente os agentes públicos a adotarem práticas que garantam a legalidade e a eficácia da gestão administrativa.
Apoiar o controle externo, exercido por órgãos como TCE, TCU, MP Estadual e MP Federal, garantindo maior transparência e responsabilidade na prestação de contas.
Monitorar a execução do orçamento e dos programas de trabalho, avaliando resultados e promovendo a melhoria contínua dos processos de gestão.
Voltado para o ambiente municipal, o curso responde à necessidade urgente de qualificação de profissionais aptos a lidar com os desafios atuais da administração pública. Ao capacitar os gestores para uma atuação mais crítica e fundamentada, o curso fortalece a gestão interna e contribui para a excelência na administração dos recursos públicos.
Prepare-se para transformar a prática do controle interno no seu município e elevar os padrões da gestão pública com a expertise da EGP/FAMUP!
CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO EM CONTROLE INTERNO
Módulo 01 - Aula Magna Inaugural - Importância do Controle Interno na Administração Pública
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Módulo 2 - Aula: Controle Interno no Setor Público
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Módulo 3 - Aula: Auditoria Governamental
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Módulo 4 - Aula: Sistema de Informação
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Módulo 5 - Aula: Receitas Públicas
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Capacitar os servidores públicos municipais indicados pelas Prefeituras Associadas, que serão competentes para gerir o setor de controle interno dos Municípios filiados, visando analisar, prevenir, criar rotinas, assessorar e melhorar a Gestão Pública.
O curso adota uma metodologia híbrida de ensino, que combina aulas presenciais, com uso de recursos audiovisuais para promover dinâmicas em grupo e estudos de caso, e aulas a distância (EAD), transmitidas ao vivo e disponibilizadas na plataforma digital.
Essa abordagem visa integrar o uso das novas tecnologias educacionais e ampliar o nível de interatividade, proporcionando flexibilidade de tempo e espaço, e promovendo uma experiência que une o ambiente real ao virtual, rompendo as barreiras tradicionais entre o ensino presencial e a distância.
A metodologia de ensino a distância (EAD) está ancorada no modelo andragógico de aprendizagem, centrado no aluno, conforme proposto por Knowles (1970). Essa abordagem valoriza a autonomia, a experiência prévia e a motivação do aprendiz, partindo do princípio de que adultos aprendem melhor quando assumem protagonismo e responsabilidade por sua própria jornada de aprendizado. A responsabilidade pelo processo de ensino-aprendizagem é, assim, compartilhada entre tutor e estudante, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais livre, consciente e eficaz.
A proposta metodológica também contempla diferentes tipos de interação fundamentais para o sucesso da aprendizagem a distância:
Aluno/Conteúdo: essa interação ocorre por meio da disponibilização de livros-texto elaborados especificamente para cada disciplina, em formato PDF, de fácil acesso. O estudo individual é apoiado por tutores a distância, que atuam no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando recursos síncronos e assíncronos para sanar dúvidas e aprofundar o domínio cognitivo dos conteúdos. Essa relação também pode ser mediada presencialmente ou virtualmente pelos coordenadores do curso e da tutoria.
Aluno/Interface: trata-se da interação entre o aluno e as tecnologias utilizadas na mediação do conteúdo, dos professores, tutores e colegas. É essencial que o design instrucional do curso considere estratégias que facilitem o uso das ferramentas tecnológicas, promovendo uma boa experiência de navegação e aprendizado. A atenção às interfaces homem-máquina é crucial para garantir acessibilidade e eficiência no uso do ambiente virtual.
Interação Interpessoal: compreende as reflexões do aluno sobre o conteúdo e sobre o próprio processo de aprendizagem. Parte-se da premissa de que o aluno adulto possui senso crítico desenvolvido, sendo capaz de avaliar sua evolução, emitir juízos sobre suas opiniões e também sobre as ideias de outros, promovendo uma postura reflexiva e analítica.
As metodologias adotadas possuem diferentes graus de interatividade, e o uso das tecnologias digitais permite ampliar essas possibilidades, com baixo custo e alto potencial de engajamento, criando um ambiente educacional moderno, participativo e efetivo.
As avaliações do curso serão conduzidas de forma formativa e somativa, conforme as diretrizes pedagógicas de cada disciplina. A critério dos professores responsáveis por cada módulo, serão aplicadas atividades avaliativas que considerem a natureza e os objetivos específicos da disciplina, podendo ser realizadas tanto de forma presencial quanto por meio do sistema avaliativo da modalidade EAD.
O processo avaliativo busca acompanhar o desempenho dos alunos ao longo da formação, promovendo reflexões contínuas sobre o aprendizado e incentivando a autonomia, a criticidade e a aplicação prática dos conteúdos.